Wiki Épico

O wiki do Épico RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


como_jogar:o_que_e_necessario_para_jogar

O Que É Necessário Para Jogar

Livro Básico

O manual básico é útil porque tem todas as regras do jogo, e ajuda na criação de personagens. Ele é grátis para download no site oficial, ou pode ser comprado em versão impressa no Clube de Autores.

Jogadores

O Épico RPG é um jogo para dois ou mais jogadores, melhor apreciado com três a cinco jogadores, incluindo o mestre.

Mestre

O mestre é um jogador com função diferente dos outros. Ele conduz a aventura, como diretor da história e juiz das regras.

Ao mestre cabe elaborar um cenário onde uma aventura acontecerá, na imaginação dos jogadores. O mestre controla todo o universo do jogo, todos os personagens de apoio, todos os acontecimentos de fundo e quais destas situações vêm para o holofote da sessão de jogo.

Além disso, cabe ao mestre arbitrar sobre as regras. As regras existem para dar equilíbrio à diversão, como em qualquer tipo de jogo, mas no Épico RPG, o mestre determina quais regras que melhor atendem à aventura, quais descartar, e também pode criar suas próprias regras.

Quando há dúvida sobre como o universo funciona ou sobre as regras, o mestre tem a palavra final.

Outros Jogadores

Pode parecer que o mestre fica com toda a diversão, mas aos demais jogadores cabe a função de controlar os protagonistas da aventura que o mestre está conduzindo (e isso também é bem legal).

Cada um destes jogadores cria e interpreta o papel de um personagem principal da história que se passa no universo inventado pelo mestre. Sim, estes personagens são os protagonistas—a aventura é deles para vivenciar, sofrer e vencer.

Equipamento de Jogo

Para jogar você também vai precisar de dados, papel, lápis e borracha.

Dados

Cada jogador usará ao longo de uma partida de um a três dados comuns de seis faces, fáceis de conseguir em qualquer tabacaria e, é claro, em lojas de RPG.

Papel

Cada personagem jogador tem suas estatísticas anotadas em uma ficha de personagem, que pode ser no formato da que está no final do manual básico ou simplesmente uma folha de caderno com todas informações escritas em qualquer ordem.

Além das fichas de personagem, todos jogadores, sobretudo o mestre, podem precisar de papel para anotar fatos e números do jogo.

Lápis e Borracha

Lápis e borracha tradicionalmente são melhores do que caneta para anotar tudo no RPG, porque permitem apagar e atualizar informações nas fichas durante a partida.

Século XXI Usando Lápis e Borracha?

Alguns chamam esse estilo de jogo de “RPG de mesa” para diferenciar dos RPGs do videogame. Hoje em dia se usa muito, em jogos de interpretação, a tecnologia de computadores, tablets e smartfones para substituir os dados, lápis e papel usados tradicionalmente no jogo de mesa. Não se prenda ao tradicional e use a tecnologia conforme a conveniência. Há no mercado aplicativos gratuitos que substituem os dados comuns, e as fichas e todas anotações podem ser feitas no aparelho que você preferir. Especificamente, no site oficial do Épico RPG há opções de fichas de personagem que podem ser preenchidas usando software como Excel ou Calc.

como_jogar/o_que_e_necessario_para_jogar.txt · Última modificação: 2018/04/04 18:33 (edição externa)