Wiki Épico

O wiki do Épico RPG

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


como_jogar:mecanica_do_jogo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
como_jogar:mecanica_do_jogo [2018/04/04 18:33]
127.0.0.1 edição externa
como_jogar:mecanica_do_jogo [2018/04/26 00:51] (atual)
rafael [Testes de Habilidade]
Linha 10: Linha 10:
 Um //teste de habilidade//​ (também chamado apenas de //teste//) serve para determinar se um personagem foi bem-sucedido em uma ação, através de uma rolada de dados que reflete uma combinação do talento natural do personagem, sua performance naquele instante e uma dose de sorte. Um //teste de habilidade//​ (também chamado apenas de //teste//) serve para determinar se um personagem foi bem-sucedido em uma ação, através de uma rolada de dados que reflete uma combinação do talento natural do personagem, sua performance naquele instante e uma dose de sorte.
  
-Testes de habilidade podem ser baseados em um [[criacao_de_personagens:​atributos|atributo]] ou [[criacao_de_personagens:​Aptidões|aptidão]],​ e sempre têm um nível de //​dificuldade//,​ determinado pelo mestre. Para representar textualmente cada teste de habilidade, sempre se usa o formato **Atributo (Dificuldade)** ou **Aptidão (Dificuldade)**. Por exemplo, **Vigor (12)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​atributos#​Vigor|Vigor]] com dificuldade 12, e **Atividades Físicas/​Escalada (14)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​Aptidões:​Atividades Físicas|Atividades Físicas]] com [[criacao_de_personagens:​Aptidões#​Especialidades|especialidade]] em Escalada e com dificuldade 14. Em alguns exemplos ​neste livro, a dificuldade aparece com um número seguido de um sinal de "​+",​ o que significa que aquela é a dificuldade mínima, mas pode ser maior conforme a decisão do mestre. Por exemplo, **Percepção (12+)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​atributos_secundarios#​Percepção|Percepção]] com dificuldade mínima 12, mas podendo ter dificuldade maior caso o mestre julgue que isso é apropriado nas circunstâncias do jogo.+Testes de habilidade podem ser baseados em um [[criacao_de_personagens:​atributos|atributo]] ou [[criacao_de_personagens:​Aptidões|aptidão]],​ e sempre têm um nível de //​dificuldade//,​ determinado pelo mestre. Para representar textualmente cada teste de habilidade, sempre se usa o formato **Atributo (Dificuldade)** ou **Aptidão (Dificuldade)**. Por exemplo, **Vigor (12)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​atributos#​Vigor|Vigor]] com dificuldade 12, e **Atividades Físicas/​Escalada (14)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​Aptidões:​Atividades Físicas|Atividades Físicas]] com [[criacao_de_personagens:​Aptidões#​Especialidades|especialidade]] em Escalada e com dificuldade 14. Em alguns exemplos ​no [[https://​epicorpg.com.br|Épico RPG]], a dificuldade aparece com um número seguido de um sinal de "​+",​ o que significa que aquela é a dificuldade mínima, mas pode ser maior conforme a decisão do mestre. Por exemplo, **Percepção (12+)** é um teste de [[criacao_de_personagens:​atributos_secundarios#​Percepção|Percepção]] com dificuldade mínima 12, mas podendo ter dificuldade maior caso o mestre julgue que isso é apropriado nas circunstâncias do jogo.
  
 Para saber se o personagem é bem-sucedido em um teste de habilidade, o jogador rola dois dados e soma o valor ao seu nível no atributo ou aptidão/​especialidade correspondente. O total é a sua //jogada//. Se a jogada for igual ou maior do que a dificuldade do teste, ele foi bem-sucedido. A diferença entre a dificuldade e a jogada é a //margem// (de sucesso ou falha). Normalmente o que importa é saber se houve sucesso ou falha, mas em alguns casos a margem determina o quão bem ou mal o personagem se saiu. Para saber se o personagem é bem-sucedido em um teste de habilidade, o jogador rola dois dados e soma o valor ao seu nível no atributo ou aptidão/​especialidade correspondente. O total é a sua //jogada//. Se a jogada for igual ou maior do que a dificuldade do teste, ele foi bem-sucedido. A diferença entre a dificuldade e a jogada é a //margem// (de sucesso ou falha). Normalmente o que importa é saber se houve sucesso ou falha, mas em alguns casos a margem determina o quão bem ou mal o personagem se saiu.
como_jogar/mecanica_do_jogo.txt · Última modificação: 2018/04/26 00:51 por rafael